Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Juvenil

VICENTE EM PALAVRAS

Um garoto, um acidente, muitas palavras.várias vozes narram esta emocionante história de Caio Riter. O irmão, o pai, a mãe, a namorada, todos querendo entender o que aconteceu com Vicente. Tentando criar palavras que definam aquele que partiu. Afinal, quem é, de fato, o adolescente feliz, extrovertido, sorriso de ganhar o mundo, que foi embora para nunca mais voltar. Editora Lê.

   

EU E O SILÊNCIO DE MEU PAI
16x23 cm. 100 páginas

Transformar-se em gente não é tarefa fácil. O Menino muito sofreu, muito chorou. Olhava o Pai e não entendia por que seu pai não era como os outros tantos pais: homens de palavras, homens de carinhos, homens de festa. Não. Seu Pai era silencioso, triste. Seu olhar era distante, seu passo era trôpego, seu carinho era vago. Assim, o Menino teria que aprender a amar esse Pai. Teria que aprender a conversar com esse Pai.

   
A FILHA DAS SOMBRAS

A Filha das Sombras - Coleção Medo

152 páginas
16 x 23 cm - Capa Dura

Desde o dia em que nasceu, uma sexta feira 13 de agosto, Dora vive atormentada pela morte do pai e pelo que entende como abandono por parte da mãe, que vê uma vez por ano, no dia de seu aniversário. Ao completar 15 anos, situações estranhas vão levá-la a desvendar todo o mistério que envolve a morte do pai e o afastamento da mãe. Descobre também que ela mesma não é quem pensa ser, e isso traz muita angústia, mas revela as respostas de que necessita para compreender como viverá dali para a frente.
Temas Transversais: Temas Transversais: Ética/ ética e moral, convivência; Pluralidade Cultural/ relações sociais
ISBN: 978-85-360-1106-6
   

UM NA ESTRADA

Davi, o adolescente estranho, como ele mesmo se define, briga com a mãe e resolve ir a Buenos Aires, para a casa da avó, Berenice. Porém, o que parecia ser o destino certo para fugir da terapia e dos questionamentos dos pais, revela-se uma vitrine para expor os próprios monstros. Repleto de dúvida, mágoas e ressentimentos, o jovem atravessa a fronteira e enfrenta situações inesperadas, além de se deparar com sentimentos e preocupações que desconhecia.

A saudade dos amigos Glauco, Luli e Lorde, os julgamentos dos pais, a presença da psicóloga de fala mansa e olhos verdes, o estranho do ônibus, uma bruxa, o cão Almodóvar, o carinho da avó e até uma possível paixão fazem com que Davi repense a vida e abra o coração.

Tudo isso em meio a citações das obras de Poe,  em especial do poema O Corvo. Ao final, com todo adolescente plugado nas redes sociais, Davi expõe em seu blog, de maneira clara, sucinta e verdadeira, seus medos e receios, e mostra a sensibilidade do adolescente diante de suas experiências, uma lição que todo jovem gostaria de aprender durante sua própria jornada.

Um Na Estrada
de Caio Riter com ilustrações de Amanda Grazini
120 páginas / 13,5 x 20,5 / brochura
Editora Melhoramentos, 2011

   

ATRÁS DA PORTA AZUL

Autor: Caio Riter
Categoria: Infanto-Juvenil
ISBN: : 978-85-7421-172-5
Formato: Formato: 13x21 cm
Número de páginas: 88

O que se esconde atrás daquela porta azul? A pergunta reverbera na cabeça de Alícia toda vez que entra na casa da avó.

Menina curiosa e desejosa de mergulho pelo desconhecido, ao ver-se sozinha na casa, chaves esquecidas sobre a pia, decide que é hora de descobrir o que há por detrás daquela porta sempre trancada.

Abre. E medo não sente. Penetra num mundo de mistério. Caminhos vão se abrindo, possibilidades se apresentam. Alícia segue em frente. Toma decisões. Enfrenta. A cada nova fechadura, encontros e despedidas vão sendo desvendamento para a jovem que quer conhecer mais e mais até compreender para onde aquela porta a levará; até onde pode – deve – ir.

Numa intertextualidade com Alice no país das maravilhas, o autor propõe uma viagem pelo encantamento da leitura. A leitura – a arte – guiando Alícia para as descobertas necessárias.

   

BR.doc

Após férias tão bacanas em Torres, Teresa chega a Porto Alegre já se lamentando por ter de voltar à rotina das aulas. Mas algo inesperado acontece. Por engano, recebe em seu celular uma mensagem, uma senha e uma encomenda. O que fazer com essa novidade misteriosa? Leitora contumaz de livros de mistério, Teresa vai usar toda a sua capacidade de observação e dedução para desvendar, com os amigos, o segredo contido num bilhete e em jornais velhos e - quem sabe - descobrir um belo tesouro.

   

CHICO

Ilustrações de Rose Gaiewski.

Era uma vez um garoto chamado Chico... Um menino comum, que, entre brincadeiras, partidas de futebol e poesias, descobre o valor da amizade e o amor à Natureza. O autor resgata, numa história alegre e sensível, o universo de fantasia tão peculiar à infância, em que a turma do Chico, entre outras aventuras, lutará em defesa da grande figueira.

Páginas: 64

   

A cor das coisas findas

Autor: Caio Riter
Categoria: Infanto-Juvenil
ISBN: 978-85-7421-173-2
Formato: Formato: 13x21 cm
Número de páginas: 104

Uma biblioteca ameaçada. Esse é o motivo que leva um grupo de jovens a descobrir o mistério que cerca o desaparecimento de parte da história da cidade, e revela o valor da leitura e a importância que os livros têm.

Numa visita à biblioteca da cidade, Eduarda, Pedro e Beatriz percebem que há algo estranho acontecendo. Pedro, na sua paixão por livros de mistério, decide bancar, ele mesmo, o detetive. A partir daí, surpresas terríveis envolvem os jovens, colocando-os na mira de vampiros. Era preciso descobrir tudo antes que a cidade e seus habitantes corressem maiores riscos.

Nessa época em que a tecnologia está em alta e apenas o que é atual tem valor, o autor faz uma declaração de amor aos livros, à leitura e à preservação da memória

   

O RAPAZ QUE NÃO ERA DE LIVERPOOL

Livro vencedor do 1º Prêmio Barco a Vapor – Brasil — Edições SM, 2006, Coleção Barco a Vapor.

Sinopse: A vida de Marcelo não poderia ser melhor: pais muito legais, irmãos que se gostam e estão sempre juntos, uma namorada linda... Porém, uma aula de biologia muda sua vida. Marcelo descobre que é adotado. E agora? O que fazer com toda a sua história? Nem mesmo a paixão pelos Beatles - os tais rapazes de Liverpool -, que ele herdou do pai, parece segurar a barra. Enfrentar essa situação não será fácil. Até porque ele percebe que terá de fazer isso sozinho. Mas como?

   

O TEMPO DAS SURPRESAS

Coleção Muriqui, Edições SM, 2007. 128 páginas.

Sinopse: Num quarto de hospital, Alexandre passa a noite em claro, em contagem regressiva para um transplante de medula. Do alto dos seus 14 anos, ele enfrenta uma leucemia que o isolou do mundo e pôs seus sonhos entre parênteses. Desse lugar distante, se recorda dos amigos do colégio, da garota de quem gosta, da sua família. Entre o que lembra e o que planeja, estende-se o fio de sua vida, ameaçado pelo futuro incerto.

   

As luas de Vindor

112 páginas
ISBN 978-85-7848-039-4
Editora Biruta

Há alguns anos, no reino de Vindor, eram três as princesas. Cada uma delas representando uma das luas. Eram princesas em virtude de suas famílias serem da vertente dos primeiros fundadores do Reino. E, daquele trio de mulheres, dependia a segurança e a eternidade do Reino. Vindor era governada pelo Imperador. Homem jovem, descendente direto do Imperador Amarelo, cuja missão era governar o Reino. As três princesas eram participantes do governo, mas o poder estava nas mãos do Imperador. Sempre.

   

Maria Degolada, Santa Assombrada

Leitura
48 páginas
16 x 23 cm - Capa Dura
Referência: 12.01.0213
Código: 9788536010502

Mais detalhes
Autor: Caio Riter
Sinopse/Descrição: Psiu. Silêncio. Muito silêncio. Está ouvindo? Oh, é ela, a Degolada. Ela vem chegando, a Maria Degolada vem bem devagarinho. Mal não causa, mas e o medo? E se você quer mesmo ouvir a história da jovem Maria Francelina, eu té conto. Temo de medo, mas conto. Tremo de medo, mas conto. Sinto arrepio, e conto. Eu conto, vou contar sim, mas, psiu, silêncio. Vou falar baixinho, vai que ela escuta. Vai. Nem quero ver.
Tema Central: lendas e costumes
Temas Transversais: contos populares / imaginação / fé / relacionamentos / sentimentos
ISBN: 978-85-360-1050-2

   

DEBAIXO DE MAU TEMPO

Título: Debaixo de mau tempo - Coleção Grilos
Autor: Caio Riter
ISBN: 85-7421-120-6
Formato: 13 X 18,5 cm - 112 p.

Sinopse: Em dias de temporal, dizem, não se deve sair de casa. Renato, um adolescente tímido, no entanto, desrespeita a regra e vai remar no rio. Debaixo de chuvas e trovoadas, acaba tendo de buscar refúgio numa ilha. Lá encontra pessoas muito diferentes dele, mas que o fazem pensar sobre o amor, sobre a amizade, sobre a família, bem como descobrir a "maravilha". Aquilo que ele e seu amigo Pedro tanto desejavam.

   

Meu pai não mora mais aqui

Num texto polifônico, em que as vozes adolescentes se diferenciam por sutis nuances, Letícia e Tadeu contam os seus amores escondidos, os afetos e desafetos pelo mundo adulto, as curtições e as carências, a separação entre pessoas queridas e a amizade; até mesmo o próprio sentido da vida e da solidão é questionado.

Letícia é uma garota sensível, que vive o dilema da separação dos pais. Mas, se fosse apenas isso, a jovem “tiraria de letra”. Mas há a Vitória: a namorada de seu pai.

Tadeu é um garoto especial. Gosta de música e sonha em namorar uma guria legal. Enquanto isso, envolve-se em alguns rolos. E numa perda terrível, jamais esperada.

Autor: RITER, CAIO
ISBN: 9788588159938
Edição: 1ª
Ano: 2008
Páginas: 200
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Biruta

   

O Outro passo da dança

Ana, Bernardo e Celina são adolescentes. Amigos desde a infância, o trio A-Bê-Cê não se separa jamais. Desde pequenos, andam sempre juntos, e juntos vivem as experiências que a vida vai trazendo.

Numa tarde comum, Ana sai de casa para se encontrar com a mãe. De repente, um outro encontro. Aquele que poderia não ter acontecido: Ana Lúcia e a bala. Uma bala (perdida?) encontra Ana Lúcia.

A partir de um acontecimento que se tornou banal num país onde a violência faz parte do cotidiano, Caio Riter conta, nessa novela juvenil, a história de três adolescentes que se deparam, de repente, com a necessidade de amadurecer. A vida lhes trazendo dor até então desconhecida.
O livro, ilustrado por Joãocaré, faz parte da coleção Papo-cabeça.

Categoria: Infanto-Juvenil
ISBN: 978-85-7421-168-8
Formato: 14 x 21 cm, 176 páginas, Ilustrado

   

Viagem ao redor de Felipe

Trecho: Olhos no teto. Corpo atirado sobre a cama. O Viagem ao centro da Terra largado, aberto, a seu lado. O mergulho, junto com o Dr. Lidenbrock, nas profundezas da Terra é adiado. Felipe quer outro mergulho: no en­tendimento da tempestade que desabou sobre sua vida.

Resumo: Felipe é um menino de 12 anos que, de repente, descobre que tem um meio-irmão. O seu mundo, até então bem organizado, desaba. Através de uma trama intertextual, o protagonista, leitor de Júlio Verne, mistura ficção e realidade e parte numa viagem em busca das respostas de que precisa. O livro pertence à nova coleção infanto-juvenil da Projeto, a série Nós, voltada para garotos e garotas de hoje que, como grandes heróis, conseguem enfrentar com coragem os problemas do seu cotidiano e desatar os seus próprios “nós”.

Editora Projeto, 2009
Formato 14 x 21 cm
64 páginas
ISBN 978-85-85500-80-1